15.1.10

[ Centro Cultural SP ] Luiz Benedito Telles e Eurico Prado Lopes

Almoçamos em um restaurante no centro da cidade e, logo depois, fomos conhecer o Centro Cultural São Paulo. Em uma metrópole cheia de arranha céus, a arquitetura horizontalizada do edifício caracteriza um grande respiro para a cidade, com um enorme terraço jardim que insere gentilmente uma área verde em meio ao centro áspero e acinzentado.

O Centro Cultural se encontra tão inserido e permeado pela cidade, que muitas vezes até passa despercebido. No entanto, é clara para aqueles que o observam a beleza do edifício, com sua horizontalidade generosa e transparência cuidadosamente estudada através das grandes superfícies envidraçadas.

Em seu interior, os diversos pavimentos são ligados por rampas, formando ambientes inteiramente conectados física e visualmente. Apesar de existirem divisões de setores de atividades, não há separação física do espaço, o que contribui para que as pessoas se comuniquem e informações entre as divisões possam ser trocadas.

Os espaços para exposição, teatro, filmes, etc, são permeados por espaços destinados simplesmente para o 'estar', que caracterizam um cenário próximo ao de uma praça. As largas rampas deixam de ser apenas acessos, se comportanto como uma continuidade dos pavimentos. Aço, concreto e vidro se misturam com vegetações internas, em um desenho hora complexo - formado pela alternância dos pavimentos ligados por uma teia de rampas - hora simplório, com as horizontais praças internas. O espaço externo do edifício se encontra no grande terraço jardim, que possui uma bela vista para a cidade.













A configuração do edifício mostra mais do que uma simples tentativa de atender às questões funcionais, e sim uma preocupação com as experiências das pessoas com e no espaço. Acredito que a concepção de um caminhar inteligente não significa se orientar para uma direção, mas vaguear pelo local e se permitir desvendar os corredores e cantos, e é exatamente isso que o edifício propõe
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário